quarta-feira, 2 de junho de 2010

Uma Caixa para Pandora


Servo de sua vontade, eleito por suas habilidades e força particular, foi ele escolhido para guardá-la.
Desta maneira tudo começou...
Um grande Mágico encomendou preciosa obra, sabedor de sua importância, depositou nela seu devido valor. Ocupado estava com seus atributos pedidos, e por ser muito cuidadoso, de longe acompanhou. Um Mentor foi especialmente designado em auxílio, seguido de perto por uma legião de curiosos feitos. Fui chamado la pelas tantas, fazia idéia do fio e da meada, mas não do rolo de passagens que se apresentavam, observei com atenção, era o que podia fazer até então. Destacados ajudantes e as ferramentas estavam lá, e também a Luz. Pandora deveria ser bela, impressionante e absoluta segundo seu criador, alias, como toda obra humana que deseja copiar os Deuses. À medida que era feita, novos traços ver-se-iam nela, o que se dizia, era mais. Pretendi que de minha parte nela veria o Brilho, e dele, a forma. Pandora cresceu desobedecendo o tempo, e seu criador pôs-se a pensar. Mantive a palavra, a mesma que dera ao chamado do Mentor, por duas vezes quase desisti, só não o fiz em sua honra. O Futuro para ela estava traçado, e nós, efêmeros ajudantes, perto demais para desistir, certos demais para errar. Percebeu-se o fato, Pandora seria mesmo assim, faria parte no caminho e na terra. Como presente, seguiu acompanhada de uma caixa bem fechada contendo todas as surpresas que hoje conhecemos bem, mas àquela altura, ainda não. Seu merecedor a recebeu com muito prazer, completamente satisfeito dos fins. Curiosa por toda sua Natureza, por varias vezes olhava a caixa proibida. O simples poderia ser assim, mas a caixa não o era, e foi aberta deixando sair as qualidades guardadas dos homens e suas Vontades, restou-lhes contudo a esperança, quando Pandora deu-se conta, ela ficou presa...

A figura de Pandora, seu Criador, seu merecedor, as penas impostas e a caixa encerrando toda sorte e todo azar na exata medida, servem com justiça e folga em toda obra por nós concebida.

fazer - merecer -fazer - deixar-se - fazer, com todas as dificuldades e Glórias, e por todo lado, compreender que a Esperança embora vaga vista, presta-se à presença.

Pandora vive em todos nós, assim como vive a sua curiosidade !



Image: Brilho fundo
Autor: Dino c



Um comentário:

Anônimo disse...

SOMOS IDENTICOS:

Pandora não cuidou de sua CAIXA, e nós os humanos, não cuidamos do nosso PLANETA TERRA.