terça-feira, 4 de maio de 2010

Digital e Analógico


Brincava com meu irmão outro dia dizendo que aceitava melhor o que é analógico, sendo que aquilo tudo necessitava da livre interpretação em cada um e que era o que eu sentia por assim dizer, ao que ele concordou quase imediatamente, e assim nasceu a necessidade de compor uma justificativa ao menos.

Então vamos tentar sair da ótica dominante e voltar aos velhos termos, onde para ver-se a hora ou a posição relativa do planeta era preciso comparar a posição do sol ou a movimentação das estrelas.

Refletindo sobre a nossa moderna ciência:

Ao comportamento no qual concordamos com a ausência de situação entre o Sim e o Não, Preto e Branco, Certo e Errado, deu-se o nome "comportamento binário" com base na matemática e seguindo os rigores por ela impostos, nasceram o computador e o aspecto digital.

Este por sua vez programado esta, assemelhando-se ao labirinto, lugar com somente uma entrada e uma única saída.

Por outro lado, o conceito Analógico descreve continuamente e sem parada, de um extremo a outro, em qualquer situação. O Analógico aceita interpretação, sendo o Digital seu eterno seguidor.

O pensamento segue a Análise, dela servir-se-á a Lógica, que poderá ou não "Ser"

A Hiper velocidade faz no digital uma bela morada, e a mente humana começa a copiar o modelo Sim/Não em padrões que perseguem cada vez mais e mais a mecânica da expropriação do meio termo, infelicitando a busca na Beleza e na Felicidade Natural.

O Digital é fruto do esforço humano em compreender a dualidade nas coisas visíveis e sua manifestação na natureza, mas não contempla sua beleza por inteiro, pois esta tão encantado com sua própria obra que não tem tempo para isso.

As belas curvas nas formas de todo ser vivo revela suas possibilidades. O Homem tenta enquadrar matematicamente tudo isso quantizando e retendo o que lhe parece Real, e quando o faz, encontra números infinitos e indivisíveis dispostos de tal modo que não suscitam cópia ou Plágio.

O Mundo Virtual é o Sonho do aspecto digital, contendo somente a projeção que o programa humano pôde alcançar em complexidade bidimensional. Ao acordar deste sonho a dor de cabeça é só nossa...


Image: New and old

Autor:Dino

Nenhum comentário: